Um post sobre um negócio bem massa que me deixou morta de saudades das ruas do meu Recife.
O Grupo Cultural Brincante Popular foi criado lá na cidade do Recife, em 19 de fevereiro de 2011. É, atualmente, formado por 45 pessoas que buscam, através do grupo, aprender, ensinar e divulgar os ritmos de dança e a música da cultura pernambucana. A coordenadora do Grupo é a etnomusicóloga, arte-educadora, percussionista, compositora e produtora, Drica Souza.
Apesar de estarem atuando há pouco tempo, o Brincante Popular já marca presença e chama atenção do público por onde passa, levando alegria e leveza ao Recife nos mais diversos espaços da cidade. O objetivo principal dos seus participantes é apresentar os diversos ritmos da nossa rica diversidade cultural. Inclusive, alguns dos ritmos que o Grupo utiliza nas suas apresentações, eu sequer sabia que existiam.
O que eu mais achei legal é que o Brincante mostra, através das apresentações de dança e música, toda a heterogeneidade da cultura popular brasileira que vem de negros africanos, índios e lusitanos. Uma forma criativa e divertida de mostrar respeito a diversidade. É com Baião, Perré, Guerra, Ijexá, Maracatu, Ciranda, Coco, Xote e Baianá que o grupo faz esse trabalho de divulgar as origens da cultura popular.
É possível acompanhar o trabalho deles na página do Facebook e no blog.
Bianca Pessoa, que está ansiosa para ver uma apresentação deles.