• Música
  • Arte
  • Evento
  • Filme
  • Fotografia
  • Livro
  • Prosa de Quinta
  • Home
  • Sobre o Site
  • Clipping
  • Anúncie aqui
  • Contato
  • Home
  • Sobre o Site
  • Clipping
  • Anúncie aqui
  • Contato
Blog da Pessoa
  • Música
  • Arte
  • Evento
  • Filme
  • Fotografia
  • Livro
  • Prosa de Quinta
Home  /  Música  /  Grupo Cultural Brincante Popular resgata e apresenta os diversos ritmos da cultura pernambucana
Música

Grupo Cultural Brincante Popular resgata e apresenta os diversos ritmos da cultura pernambucana

27 de novembro de 2015

     Um post sobre um negócio bem massa que me deixou morta de saudades das ruas do meu Recife.

     O Grupo Cultural Brincante Popular foi criado lá na cidade do Recife, em 19 de fevereiro de 2011. É, atualmente, formado por 45 pessoas que buscam, através do grupo, aprender, ensinar e divulgar os ritmos de dança e a música da cultura pernambucana. A coordenadora do Grupo é a etnomusicóloga, arte-educadora, percussionista, compositora e produtora, Drica Souza.

     Apesar de estarem atuando há pouco tempo, o Brincante Popular já marca presença e chama atenção do público por onde passa, levando alegria e leveza ao Recife nos mais diversos espaços da cidade. O objetivo principal dos seus participantes é apresentar os diversos ritmos da nossa rica diversidade cultural. Inclusive, alguns dos ritmos que o Grupo utiliza nas suas apresentações, eu sequer sabia que existiam.

 

     O que eu mais achei legal é que o Brincante mostra, através das apresentações de dança e música, toda a heterogeneidade da cultura popular brasileira que vem de negros africanos, índios e lusitanos. Uma forma criativa e divertida de mostrar respeito a diversidade. É com Baião, Perré, Guerra, Ijexá, Maracatu, Ciranda, Coco, Xote e Baianá que o grupo faz esse trabalho de divulgar as origens da cultura popular.

     É possível acompanhar o trabalho deles na página do Facebook e no blog.

     Bianca Pessoa, que está ansiosa para ver uma apresentação deles.

Deixar um comentário
Post Anterior Prosa de quinta sobre a campanha #MeuAmigoSecreto
Próximo Post Links da Semana pra ter o que ler nas férias

Cancelar resposta

Quem sou eu

Mídias Sociais‎

  • Popular
  • Recent
  • Assista o documentário que está gritando pra todo mundo: “Ser bicha é ser lindo”!
    Assista o documentário que está gritando pra todo mundo: “Ser bicha é ser lindo”! Filme
  • Está oficialmente aberta a temporada de postagens! Sem categoria
  • Links da Semana pra sair do tédio
    Links da Semana pra sair do tédio Links da Semana
  • Semana em imagens #1
    Semana em imagens #1 Fotografia

Tags

Amor Arte Beleza Campanha Cinema Consumo Crônica Curso Curta Dicas Documentário Esportes Evento Exposição Feminismo Filme Filmes Fotografia História Ilustração Ilustrações I Semana da Mulher LGBT Links da Semana Lista Livro Livros Meninas Moda Mulher Mulheres Música Pintura Playlist Projeto Prosa de Quinta Quadrinhos Retrospectiva Sustentabilidade Série Turismo Vlog Vídeo Vídeos Álbum

Copyright©blogdapessoa - 2014 - Todos os direitos reservados

Design by Alyne Florencio